Meditação Mindfulness
Como os leitores provavelmente saberão até agora, a atenção plena pode ter uma ampla gama de impactos positivos, incluindo ajudar na depressão, ansiedade, dependência e outras doenças mentais ou dificuldades.
O Mindfulness pode ajudar os que sofrem de pensamentos automáticos prejudiciais, para desprender da ruminação e da obsessão sobre esses pensamentos, ajudando-os a permanecer consciente do presente. Se quer iniciar-se nesta prática, descarregue o workbook gratuito que tenho para si!
Aproximação progressiva
Trata-se fundamentalmente de dividir grandes tarefas nos mais pequenos passos possíveis, tornando tudo mais mais fácil de realizar. Reduzir uma frase á primeira letra que a compõe, e assim sucessivamente.
A sensação de ser ver frente a um enorme objetivo que gostaríamos de realizar ou tarefa hercúlea, como abrir um negócio ou remodelar uma casa pode ser esmagadora. O mesmo se passa com o estimar a nossa saude mental. Superar a depressão ou ansiedade e alcançar bem-estar mental pode parecer uma tarefa monumental para aqueles que sofrem de sintomas graves.
Ao quebrar o grande objetivo em passos pequenos, fáceis de realizar no imediato, torna possível mapear um caminho para o sucesso e fazer a viagem parecer um pouco menos esmagadora.
Escrever ao contrário
Quando se sente atormentado por pensamentos negativos, por ser difícil enfrentá-los ou ultrapassá-los, especialmente se sua crença nesses pensamentos é forte, pode ser útil anotar um pensamento positivo e oposto. Ir ao contrário do fluxo de pensamentos prega partidas e permite a criação de novos trilhos mentais (redes neuronais), e com eles novas reações e respostas.
Por exemplo, se o pensamento de que você é inútil continua a aparecer na sua cabeça, tente escrever uma declaração como “Eu sou uma pessoa com valor” ou “Eu tenho potencial.” No início, pode até parecer estranho aceitar estes pensamentos de substituição, mas quanto mais você tirar esses pensamentos positivos para neutralizar os negativos, mais forte será a associação.
A Gratidão
Quando se sente deprimido ou negativo, é difícil reconhecer que há bom em sua vida também. Esta técnica simples de trazer à mente as partes boas do seu dia pode ser um pequeno passo na direção do reconhecimento positivo (Anderson, 2014).
Tudo que precisa é escrever as coisas pelas quais sente profunda gratidão. O simples ato de escrever pode forjar novas associações mentais que tornam mais fácil ver o positivo, mesmo quando parece não haver saída!
Passar à Ação
Quando nos sentimos em baixo e sem vontade para nada, incapazes ou deprimidos, nada como agir e concretizar algo. Uma caminhada, arrumar uma gaveta, tomar um duche refrescante, telefonar a uma amiga.
Esta é uma forma de nos sentirmos capazes, em controlo da vida, mesmo que em tarefas aparentemente insignificantes.
😘
Maria Helena Casanova
Personal development | Training | Consulting
Coaching & Wellness
mh@mariahelenaconsultores.com
GostarGostar