Sou aquele cliché!
Quando decidi em 2008 que iria viver do Coaching em Saúde, passei por louca, por irresponsável. Sou aquele cliché que teimou em seguir a sua intuição, que teve a certeza do caminho e que avançou, muitas vezes de olhos fechados. Outras, de olhos vendados. Sou o cliché daquela que não desistiu e provou a si própria que conseguia. Não sei de onde veio a determinação, a força e a resistência, mas se há caminho que tenho feito com muito poucas dúvidas, é este.
Há cerca de 6 anos que posso afirmar viver exclusivamente desta indústria, ainda que com todos os precalços do empreendedorismo português. Não, não foi fácil. Exigiu e exige trabalho, consistência, persistência e paciência. Atravessei desertos, mas encontrei o rio cuja margem me basta agora acompanhar. Carrego alegremente a vasta experiência na mochila, e a mesma certeza no coração.
Hoje já não me sinto isolada, a pregar o quanto a Humanidade precisa de se reencontrar na relação com o Outro, e no quanto o Coaching em Saúde e Bem+Estar pode contribuir. São os números que o afirmam e confirmam. As letras gordas dos jornais, e sobretudo quem atendo, no desespero do escritório – teletrabalho.
Todos os reports internacionais apontam para o mesmo: o crescimento da procura por serviços de Coaching em Saúde e Bem+Estar está aí! Veja como e porquê.
O mercado que @ espera está a CRESCER !!!
A crise pandémica acelerou o processo. O aumento da consciência sobre a importância do bem-estar está a fazer com que empresas do mercado de coaching estejam a contratar coaches de saúde para prestar serviços aos consumidores empresariais, o que já está a ter um impacto positivo no crescimento do mercado-alvo.
Segundo o inquérito da Precedence Research, cerca de 109.000 coaches de saude e mentores têm orientado e inspirado pessoas a alterar padrões de estilo de vida pouco saudáveis, a fim de melhorar o seu bem-estar geral. Como resultado, estes desenvolvimentos fazem projectar fortes oportunidades para os coaches em saúde, e a sua indústria nos próximos anos.
Qual a dimensão global atual do mercado de Coaching em Saúde?
Uma pesquisa levada a cabo pela Marketdata [1] estimava que o mercado total de Coaching de Saúde dos EUA em 2017 valia 6,14 mil milhões de dólares, o que representava um aumento de 15% face a 2014. O mesmo relatório previa nessa altura um crescimento a um ritmo anual médio de 5,4%, para 7,85 mil milhões de USD até 2022.



Quais as projeções para o futuro?
O que o relatório da Precedence Research vem projetar agora[2], é que a dimensão do mercado mundial de coaches de saúde foi contabilizada em 13,6 mil milhões de dólares em 2020. Muito acima das previsões.
Com a tendência a manter-se firme também no TOP 10 do inquérito anual da ACSM, estima-se que, globalmente o volume de negócios atinga os 27,8 biliões de USD até 2030, com uma taxa de crescimento anual composta de 6,7%
Fontes:
[2] https://yourcoach.health/healthcoachingreport/health-coaching-report-yourcoach.pdf
[1] Health Coach Market Size To Hit USD 27.8 Billion By 2030
Como fazer parte deste movimento?
O mercado está a amadurecer com crescimento de 34% registado nos EUA e de 23% em Portugal. Mais globalizado significa mais informado e portanto mais exigente, o cliente terá tendência para valorizar profissionais que garantam um serviço certificado e credível. Se dúvidas houvesse, os números falam por si. Se dúvidas permanecem, procure falar conosco!

Health & Wellness Coaching_Depois de adquiridos os conteúdos teóricos sobre a gestão do que determina a saúde e o bem+estar, há que praticar o estabelecimento de uma relação centrada no cliente, para apoiar a sua mudança positiva, duradoura e sustentável. (DGERT/IPDJ 25 UC)