engrenam-se os anos e é chegado o momento de refletir.
aproveitar a oportunidade de olhar para o que já foi, dá-nos a oportunidade de identificar padrões que nos caracterizam, avaliar conquistas, isolar hábitos que teimamos em manter, e eventualmente aprender qualquer coisa pelo caminho!
quantas resoluções deitaste fora, desde o primeiro dia deste ano? o que vai transitar contigo para o próximo? pensando nos objetivos que tinhas traçado e nos projetos que empreendestes, o que concretizaste? o que é para ti ser-se capaz? o que te torna capaz? pode alguém ser capaz de umas e incapaz de outras? quantas vezes te bombardearam com um com tu podes, é só quereres!!!
será que é só querer? será que basta estalar os dedos?! que basta acreditar?! e de tão românticas as mensagens, deixam escapar outra variável da equação – o conseguir. se assim fosse, não seríamos nós capazes de tudo, sempre? assim que nos apetecesse ou fosse necessário?
? QUERO_ consciência da necessidade
o ser capaz de, é normalmente antecedido do ser preciso… é necessária a necessidade, o motivo de motivação. é preciso entender o que valorizamos, o que consideramos relevante. quanto mais importante for, maiores as propabilidades de fazeres acontecer algo ….aquilo que nos faz dizer “SIM!”, ainda que não saibamos o que vem.
! POSSO_consciência da capacidade
quero muito inscrever-me no ginásio mas os constrangimentos financeiros não me permitem assegurar este encargo. os horários familiares entre trabalho, trânsito e tpc´s dos filhos (que passaram também a ser meus), são incompatíveis com a minha necessidade concreta de (algures em 24hr) sentar o rabo no sofá e respirar.
estes são alguns pequenos dramas comuns que complicam as tomadas de decisão. ter bem claro que são necessários recursos para além da vontade para concretizar e manter algum tipo de comportamento, faz parte da equação.
reunir recursos como sejam o tempo, o dinheiro, as pessoas que me podem apoiar, a informação que é essencial, a oportunidade para avançar, o timing ideal, vem o que nos faz gritar “CONSIGO!!”, a manifestação de confiança face ao que queres empreender.
= MUDO_o passo seguinte
quanto mais elevados o quero e o posso, maior a confiança e maior também a probabilidade de ação para empreender o que quer que seja. este passo seguinte torna-se assim a consequência dos anteriores, o movimento incontornável.
e agora?!